CERIMÔNIA

Cerimônia de entrega de certificados aos concluintes do CPAINF 2023

Turma Anúbis é a primeira a conclui no CIAAR o Curso Prático de Infantaria
Publicada em: 03/08/2023 10:58
Imprimir
Fonte: CIAAR, por Tenentes Lorena e Felipe
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, participou da Cerimônia de Entrega de Certificados aos Concluintes do Curso Prático para Aspirante de Infantaria (CPAINF 2023), realizada no dia 28/07 no auditório do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

O Tenente-Brigadeiro Almeida foi recebido pelo Comandante do CIAAR, José Henrique Kaipper e faziam parte da comitiva o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres, Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada e o Comandante do Corpo de Alunos do CIAAR, Coronel Aviador Luciano Parreira Resende.

CPAINF 2023

Em 2022, o CIAAR recebeu a missão de implementar o Curso Prático para Aspirante de Infantaria no ano de 2023, na formatação concebida pelo COMPREP e Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), visando complementar a formação recebida na Academia da Força Aérea (AFA), e proporcionar a vivência operacional nas Unidades de Segurança e Defesa da Guarnição do Rio de Janeiro (RJ).

Neste Centro de Instrução, os Aspirantes de Infantaria tiveram a oportunidade de estudar com profundidade a doutrina básica da FAB e a doutrina de defesa, os fundamentos do poder aeroespacial e o papel da Infantaria como arma que executa as ações de modo a proteger as instalações e meios para que a Força Aérea cumpra a sua missão.

Os estudos culminaram no seminário “Guerra é Guerra”, oportunidade em que foram apresentados trabalhos expositivos, com a análise de conflitos armados, escolhidos pela coordenação pedagógica do curso, com o apoio do Grupo de Instrução Tática Especializada (GITE) e da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR), de modo a proporcionar aos Aspirantes a exata compreensão do importante papel da Força Aérea no teatro de operações.

Os 15 Aspirantes da turma “ANÚBIS” concluíram com aproveitamento o CPAINF 2023, que teve duração de 29 semanas, abrangendo quatro unidades: Doutrina Militar, Sistemas Administrativos, Organização Militar e Estágio Prático Operacional.

“O primeiro CPAINF foi muito importante. Ele nos deu a oportunidade de nivelarmos técnicas, táticas e procedimentos de forma padronizada aqui no CIAAR. O curso foi idealizado para que nós realmente conseguíssemos chegar em nossas unidades ainda mais preparados e com certeza essa missão foi muito bem cumprida. As estruturas do CIAAR atenderam, excederam as nossas expectativas. Tenho certeza de que todos conseguiram aproveitar as estruturas para podermos realmente adquirir conhecimento, e aprimorar as nossas habilidades.”, disse o Aspirante Iago Lopes de Barcellos.  

Já o Aspirante Jonatas Samir Moraes Guimarães destacou a satisfação por formar no CIAAR. “O nosso objetivo foi alcançado e agora nós iremos para as nossas respectivas organizações militares muito bem formados e com a certeza da vitória para realização da nossa missão”, completou.

Ao falar com os Aspirantes, o Tenente-Brigadeiro Almeida discorreu sobre a intenção de unificar o curso e sobre a certeza de que, devido as boas condições e à excelência de ensino do CIAAR, a formação dos alunos seria primordial. “Tenho certeza de que, após a conclusão do curso, os senhores estarão mais capacitados para cumprir a missão. Desejo boa sorte na jornada de cada um dos senhores”, disse.

Com orgulho, o Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada destacou a satisfação em poder estar presente na formatura, com relevância para a Infantaria e, principalmente, para a Força Aérea. “É a primeira turma que conclui no CIAAR o Curso Prático de Infantaria de forma única, ou seja, conseguimos unir todos os Aspirantes para que fossem formados em conjunto. Parabenizo todos os militares que lutaram para vencer essa etapa”, concluiu.

Fotos: CIAAR